Apresentação

Este projeto visou colaborar com a professora de biologia no ensino de ciências aos estudantes da Escola Estadual de Ouro Preto, por meio da proposição de atividades práticas, de forma contextualizada ao público alvo, empregando conhecimentos de ciências farmacêuticas relacionados à biologia. Além disso, se almejou ampliar e/ou contribuir para formação e/ou consolidação do conhecimento de graduandos em Farmácia nos temas abordados, bem como, o desenvolvimento por estes estudantes de competências relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem por meio da interação entre os graduandos e estudantes do ensino médio. A interação Universidade e comunidade externa, nessa proposta representada pela Escola Estadual de Ouro Preto (EEOP), teve por finalidade solidificar a parceria entre os envolvidos, fomentar a disseminação do conhecimento das ciências biológicas e ciências farmacêuticas por meio das atividades elaboradas, tendo em vista a infraestrutura disponibilizada na EEOP para execução das ações in loco. Desta maneira, pretendeu-se contribuir construtivamente na formação de cidadãos solidários com capacidade crítica e reflexiva. Adicionalmente, a proposta visou atender a lei federal 13.005 (junho de 2014) que estabeleceu o Plano Nacional de Educação, o qual prevê para o Ensino Superior a necessidade de assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos em programas e projetos de Extensão universitária.