Este projeto decorreu de iniciativa de professoras da Escola de Farmácia em parceria com professora da Escola Estadual de Ouro Preto (EE de OP), visando por meio dos conhecimentos (a serem) adquiridos pelos estudantes do curso de Farmácia auxiliar no ensino de biologia aos estudantes do 1º ano do ensino médio. De forma contextualizada ao público alvo e considerando a situação de pandemia pelo coronavírus, conhecimentos de ciências farmacêuticas relacionados à biologia foram utilizados para propor atividades na forma de ensino remota. Esta proposta contribuiu para a formação dos graduandos em Farmácia ao possibilitar a ampliação e/ou consolidação dos conhecimentos nos temas abordados, bem como, o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem de forma remota. A interação Universidade Federal de Ouro Preto e comunidade externa, nessa proposta representada pela EE de OP, teve por finalidade solidificar a parceria entre os envolvidos, fomentar a disseminação do conhecimento das ciências biológicas e ciências farmacêuticas por meio de atividades elaboradas, tendo em vista a infraestrutura disponível da EE de OP para execução do ensino de forma remota. Desta maneira, este trabalho contribuiu construtivamente na formação de cidadãos solidários com capacidade crítica e reflexiva, além de atender a lei federal 13.005 (junho de 2014) que estabeleceu a necessidade de assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos em programas e projetos de Extensão universitária.